O implante de silicone nas mamas pode interferir na amamentação?

Por: Rodrigo Agacy e Ana Paula Passini Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

As cirurgias de aumento das mamas com a utilização de implantes de silicone são realizadas de maneira mais difundida desde 1963, sendo a cirurgia estética mais realizada no Brasil segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Desde então, a qualidade e a segurança dos materiais melhoraram muito. Atualmente utilizamos próteses com superfície texturizada com cinco a seis camadas de revestimento e gel de silicone coesivo, evitando os problemas de extravasamento de silicone.

Para respondermos a pergunta acima devemos levar em consideração qual será a cirurgia realizada.

Os IMPLANTES DE SILICONE utilizados para o aumento das mamas são sempre colocados em posição abaixo da glândula mamária, não prejudicando em nada a amamentação por não interferir no tecido mamário que produz o leite nem nos ductos mamários. A cirurgia de implante de silicone tem menor influência na amamentação, quer seja colocado atrás da glândula mamária, quer seja atrás do músculo peitoral; porém caso ele seja inserido por meio da margem da aréola, no qual o tecido mamário é seccionado, pode haver prejuízo na amamentação.

A redução mamária é uma técnica que pode influenciar mais na amamentação do que a mastopexia (lifting de mama sem redução de tecido mamário), porque a cirurgia promove uma alteração maior devido nos ductos pela cicatrização. Portanto a prótese de silicone em si não interfere na amamentação, o que pode interferir é a cirurgia realizada. Quanto mais mexermos na estrutura mamária na cirurgia, maior o risco de dificuldade para amamentação. 



Dra. Ana Paula Passini
Cirurgia Plástica
CRM SC15512
agacyepassini.com.br

Veja também

Como corrigir a postura com o fisioterapeuta Dr. Bruno Francisconi
Algumas dicas para evitar problemas posturais
Fisioterapeuta Andreia Chiavini afirma: sua saúde vale ouro
Um investimento para você
O fim das olheiras sem milagre
Nossa Estética com Dr. Eduardo Bornhausen Demarch
Moradores de Jaraguá devem se vacinar o quanto antes contra a febre amarela
Idosos com 60 anos ou mais devem buscar orientação médica antes de se vacinar
Confira quatro passos para desintoxicar o organismo, combater o cansaço e eliminar o inchaço
Confira quatro passos para desintoxicar o organismo, combater o cansaço e eliminar o inchaço