Lentes de contato dental: tudo o que você precisa saber

Por: Diego Mayer Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Estas com certeza são as dúvidas mais frequentes sobre as lentes de contato dental ou facetas como também são chamadas. Vou tentar sintetizar aqui uma explicação sobre parte dessas duvidas, pois cada caso tem suas particularidades e uma consulta individualizada é indispensável, além do pedido de exames de acordo com a necessidade.

Dentre os benefícios, facilmente pode se perceber a mudança na estética do sorriso quando bem executado o tratamento. A harmonia que se cria com o alinhamento e cor do sorriso é visível e além disso a diminuição do índice de pigmentação ou manchamento dos dentes de pacientes com restaurações em resina composta , ou pigmentados por alimentação com corantes e ou fumantes é um dos vários benefícios trazidos pela lente.

Foto1a - Dez lentes de contato cor BL4

O correto alinhamento com as proporções certas para cada dente, tem que combinar tanto com o formato do rosto e boca, como com o perfil de personalidade do cliente (foto 1), pacientes mais tímidos não combinam com dentes muito claros e alongados por exemplo. Essa análise é feita através de fotografias profissionais, onde analisamos cada aspecto do tratamento e modificamos cada detalhe de acordo com cada caso.

Foto1b - Lentes buscando a máxima naturalidade

O tratamento com lentes é definitivo, fazemos e colamos definitivamente cada porcelana individualmente dente a dente, por isso a higienização, escovação, fio dental em nada muda, assim com o no hábitos alimentares, nem uma restrição é feita, o compromisso do paciente que faz o tratamento é comparecer nas consultas de controle semestralmente, ou seja, duas vezes ao ano e conforme se avalia a boa saúde libera-se para uma vez ao ano, para avaliação da saúde das lentes.

Foto 2 - Dentes já desgastados para receber lentes

O cuidado na técnica e a experiencia do profissional, em parceria com o laboratório que vai confeccionar as lentes sob medida é de extrema importância. São eles que vão determinar a quantidade de desgaste necessário para se atingir o resultado perfeito. Vejo muitos casos em que se desgasta em demasia dentes que não tinham a indicação, deixando os dentes com sensibilidade, o que não é o ideal. O desgaste ou o ?lixar? os dentes, se faz necessário por um questão de adaptação da porcelana, que nos dias de hoje e no meu consultório é quase imperceptível ao olho nu (foto 2) e se faz necessário pois a colagem em esmalte é a mais forte e duradoura que se pode fazer.

O tempo de tratamento varia de 3 a 5 consultas distribuídas dentro de 20 a 45 dias, ou seja em um mês e meio é possível transformar totalmente um sorriso com a mais alta qualidade. É possível fazer em menos tempo, desde que previamente agendado e se o caso permitir- mas gosto de passar um período um pouco maior, devido a ajustes finais e polimentos depois de finalizado o caso, pois é uma mudança importante no sistema mastigatório e após as primeiras semanas é comum um ou outro acerto.

Foto 3 - Lentes de contato premium características de cor forma e transparência do dente natural

O custo do tratamento envolve alguns fatores importantes, começando pelo laboratório que vai executar o caso, e é aqui que se explica a tamanha diferença de preços encontrados em diversas clínicas. Uma lente de porcelana pode ser executada por um técnico altamente treinado que vai ter um resultado muito mais natural e harmonioso, sem falar na boa adaptação da porcelana com o dente, permitindo assim a longa duração do tratamento sem problemas ao longo dos anos (foto 3), ou por um técnico menos habilidoso que vai necessitar de mais desgaste no dente e vai produzir dentes com poucas características naturais dando aspecto artificial (foto 4).

Foto 4 - Facetas com aspecto artificial

É importante lembrar que é um tratamento feito para não se trocar, embora se houver algum problema, como por exemplo a fratura de um dente, pode-se substituir a lente sem maiores problemas. Escolher pelo tratamento e pelo investimento nessa mudança não é uma decisão simples, converse com mais de um dentista, pesquise, questione, pergunte veja fotos de casos ja realizados por ele e se feito isso você tiver segurança e certeza das etapas do tratamento e do profissional você tem grandes chances de sair satisfeito e mais sorridente do que nunca!

Obs: As fotos são de casos distintos apenas para exemplificar, não são sequencias do mesmo caso pois o Conselho Regional De Odontologia veta essa prática. Um abraço até a próxima!

Diego Mayer de Almeida
Mayer Odontologia Avançada

Veja também

Como se prevenir do tromboembolismo em cirurgias plásticas
Nossa Saúde e Estética com Dr. Rodrigo Agacy
Harmonização facial: paciente denuncia médico por graves sequelas
O caso já é investigado pela Polícia Civil.
Conheça os benefícios do Ultherapy
O fim da flacidez!
Nutróloga dá 12 dicas para cumprir, mês a mês, a promessa de emagrecer em 2019
O que fazer para manter a força de vontade e conseguir o tão sonhado emagrecimento?
Dr. Bruno Francisconi destaca a importância do tratamento de hérnia de disco
Essa doença é a que mais provoca dores nas costas