Ice, o primeiro cão salva-vidas de SC será aposentado

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina aposentou o cão labrador Ice, o primeiro no estado a atuar como salva-vidas. O animal, com 9 anos, deve deixar os trabalhos nas praias de Itajaí para ajudar nas terapias em hospitais, na visitação dos socorristas a colégios e no treinamento de outros cachorros da corporação.

Além de salva-vidas, Ice foi cão de busca e atuou no desastre de Mariana (MG), em 2015. Ele atendeu mais de 80 ocorrências e possui certificações internacionais. A decisão da aposentadoria veio em julho, contou o sargento Evandro Amorim, o condutor de Ice. O cão mora na casa do bombeiro, no Vale do Itajaí, e é considerado parte da família.

No final de julho, Ice apresentou uma infecção na próstata e desde então está em tratamento para a recuperação. Ice precisou tomar antibióticos por 40 dias e agora a saúde dele é acompanhada por um exame de ultrassom quinzenal.

O sargento enfatizou que o labrador não está debilitado. Geralmente os cães dos bombeiros são aposentados aos 10 anos. Ice completou 9 em setembro. Como teve a infecção, os socorristas decidiram adiantar a aposentadoria 'para dar uma qualidade boa de vida para ele', disse o sargento.

Ice é da quarta geração de cães de busca do Corpo de Bombeiros. Ele começou o treinamento com 45 dias de vida. Com 2 meses, foi para a casa do sargento Amorim. 'Ele convive com a gente na nossa casa e vai permanecer. É um membro da família dos Bombeiros e da minha também. Está sempre comigo', disse o sargento. O cão trabalhou por duas temporadas como salva-vidas em Itajaí. O quartel da cidade fará agora uma avaliação dessa atuação para averiguar a possibilidade de treinar outros cães para esse serviço.

G1

 

Veja também

Prefeitura de Jaraguá do Sul divulga plantões no recesso e nas férias coletivas
Veja os serviços essenciais que serão mantidos via plantão durante o recesso
Não cumpri as metas de 2018, e agora? Saiba como projetar o novo ano
Chega dezembro e a voz da Simone cantando 'Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez' se torna onipresente
6 das 9 melhores praias do Brasil estão em Santa Catarina
A cada ano, é feita uma nova avaliação por uma comissão internacional
Menino que pediu a cura ao Papai Noel se recupera de câncer em SC
Gabriel descobriu um tumor na cabeça, atrás dos olhos, que causou a perda parcial da visão
Evento solidário Gang do Pastel acontece neste sábado, 15, no Estação Open Bar
Ajude a fazer o Natal dos 'poverellos' carentes mais feliz!
Prefeitura de Jaraguá do Sul pode antecipar o pagamento do salário de dezembro dos servidores
Os funcionários públicos podem receber ajudinha extra neste finalzinho de ano