Entenda por que pular o café da manhã pode ser prejudicial à saúde

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Todo mundo já ouviu aquela história de que ficar sem a primeira refeição do dia (café da manhã) pode ser prejudicial à saúde. Agora, um estudo epidemiológico do Centro Alemão de Diabetes (DDZ), publicado no The Journal of Nutrition, mostra que quem costuma pular o café da manhã pode estar mais propenso ao diabetes tipo 2.

A análise dos pesquisadores, com base em seis estudos e feita com 96.175 participantes, mostrou que ao menos 4.935 pessoas desenvolveram diabetes tipo 2 durante o estudo. Conforme a pesquisa, as pessoas com sobrepeso ou obesidade tem um risco ainda maior de desenvolver a doença, devido à alimentação inadequada durante o dia e até mesmo à noite.

Segundo a pesquisa, o risco passa a ser maior entre pessoas que pulam essa refeição durante quatro dias da semana, em comparação com os participantes que não fazem a refeição durante três, duas ou uma vez na semana. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi considerado como uma influência durante o estudo.

O que ocorre na prática, conforme a pesquisa, é que as pessoas que não fazem a primeira refeição acabam ingerindo mais açúcares, carboidratos e gorduras durante o almoço, em lanches durante o dia, ou até mesmo no jantar. O acúmulo dessas substâncias no corpo  trazem um consequente aumento no peso e no índice de massa corporal, que pode culminar no diabetes tipo 2.

A nutricionista de Porto Alegre Aline de Andrade entende que o resultado do estudo demonstra o que é percebido dentro dos consultórios. Segundo Aline, muitos dos pacientes com sobrepeso ou obesidade adotam a prática de pular a primeira refeição.

'As pessoas que tomam café da manhã ou fazem essa primeira refeição, com frutas, proteínas e vitaminas, tem menor tendência a apresentarem a doença. Quem não toma café, acaba sempre exagerando em outros alimentos durante o dia', afirma.

De acordo com a nutricionista, esse público tende a consumir pouca água, comer menos frutas e vegetais. Para ela, os lanches rápidos durante a noite são os vilões causadores do aumento de peso e do risco da doença.

'Se a pessoa não tem tempo ou não gosta de tomar um café, pode comer ovos mexidos, tomar um iogurte ou comer algo mais leve, para depois não cometer exageros', sugere.

Receitas para um café da manhã rápido

  • Bolo de caneca
  • 2 colheres sopa farinha de aveia
  • 1 colher sobremesa de óleo
  • 1 banana madura
  • 1 colher chá fermento
  • Misturar tudo na caneca e levar ao microondas por dois minutos

Pão de micro-ondas

  • 2 colheres sopa de requeijão
  • 1 ovo
  • 1 colher chá fermento químico
  • Misturar todos os ingredientes em um potinho e colocar no micro-ondas por 2 minutos. Use queijos brancos para colocar dentro do pão

Crepioca

  • 2 colheres sopa de farinha de tapioca
  • 1 ovo
  • Misturar os dois ingredientes e colocar em uma frigideira antiaderente. Pronto! Ficará parecido com uma panqueca. Você pode acrescentar temperos naturais como orégano, salsinha

GAÚCHAZH

Veja também

Lenda do sertanejo morre aos 67 anos
Morre um dos maiores cantores sertanejo desse país
Jenifer: Tinder revela onde o nome é mais comum e cidade de SC está na lista
Se o nome dela for Jenifer você já sabe onde vai encontrá-la.
Deputado Federal Carlos Chiodini estreia a capa de janeiro da Revista Nossa e revela intimidade, bastidores e futuro na carreira política
Carlos Chiodini se tornou o deputado federal mais votado pelo seu partido
Confira o que é verdade e o que é mentira sobre a posse de armas
Para se prevenir de boatos e informações falsas, saiba o que é fato e o que é fake sobre a regulamentação
Homem descobre não ser o pai biológico dos três filhos ao ser diagnosticado com doença